Código de ética e conduta

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APRESENTAÇÃO 
 
A finalidade deste Código de Ética e Conduta é servir como guia de condutas que deve nortear nossa Instituição e estar presente no exercício diário de todos que atuam na CLIMESC ou em seu nome.  
 
De Acordo com Nossos Princípios  
Este Código está de acordo com a Missão, a Visão e os Valores da CLIMESC, que são pautados em princípios éticos, que norteiam nossas ações e refletem a nossa identidade institucional aos nossos clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. 
 
Missão 
Oferecer qualidade e inovação em Cardiologia integrando a assistência multidisciplinar, com humanização e excelência no atendimento, promovendo a saúde e impactando vidas. 
 
 
Visão 
Tornar-se referência na região com atendimento ambulatorial inovador através de profissionais humanizados e com elevada capacidade técnica. 
 
 
Valores 
Competência 
Ética 
Humanização 
Integridade 
Responsabilidade Social e Ambiental 
 
 
 
A QUEM SE DESTINA 
As disposições deste Código de Ética e Conduta se aplicam a todos os integrantes da CLIMESC, aos seus dirigentes, colaboradores sob o regime CLT, fornecedores, prestadores de serviços e voluntários e passa a ter validade a partir da data de sua publicação. 
 
CONFORMIDADE LEGAL 
A CLIMESC cumpre as leis federais, estaduais e municipais, assim como as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores, que normatizam as diversas atividades da Instituição.  
Este “Código de Conduta” se aplica a toda CLIMESC, suas unidades e seus colaboradores, de qualquer nível hierárquico, incluindo corpo clínico aberto, voluntários, menores aprendizes, estagiários, diretores, pacientes, acompanhantes, visitantes e quaisquer terceiros envolvidos com a CLIMESC, sendo aqui denominados como “Integrantes”. A legislação brasileira em vigor prevalecerá em caso de conflito com os demais textos. 
Em todos os atos e compromissos da CLIMESC são observados com todo rigor os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e da eficiência. 
A CLIMESC e seus Integrantes comprometem-se a cumprir com a legislação brasileira em vigor, com as disposições previstas neste Código de Conduta, assim como com as demais políticas e normas internas da CLIMESC. 
 
RESPEITO COM OS CLIENTES 
Para fins deste Código de Conduta, serão considerados “Clientes”, o paciente da CLIMESC assim como seu representante legal ou seu acompanhante.

Para isso, além de contarmos com instalações adequadas, nossa equipe deve estar capacitada e apta a prestar serviços de saúde, baseados nos mais altos padrões de qualidade. 
A CLIMESC e seus Integrantes se comprometem a: 
a) Tratar todos os Clientes com educação, profissionalismo, humanismo, respeito, gentileza e compreensão. Este também deve ser o espírito no relacionamento entre os Integrantes.  

b) Oferecer um atendimento humanizado, que priorize qualidade e a segurança de nossos clientes;

c) Dar respostas claras e rápidas para atender aos anseios do paciente quanto às informações sobre os serviços ou tratamentos aos quais estiver sendo submetido.  

d) Evitar comentários pessoais sobre outros membros da equipe ou sobre eventos ocorridos no ambiente de trabalho. Questões sobre relacionamento intra ou extra equipe devem ser tratadas nas vias adequadas, jamais diante dos Clientes.  

e) Caso tenham alguma dificuldade com determinado Cliente, solicitar a presença de seu superior para auxiliá-lo na melhor conduta para aquela situação.   
f) Não incomodar os Clientes com questões pessoais e desnecessárias. A abordagem por parte dos Integrantes deverá sempre visar à prestação de serviço de qualidade por parte da CLIMESC.  

g) Agir com discrição, solicitando apenas as informações necessárias dos Clientes.

h) Divulgar as informações dos pacientes apenas quando estritamente necessário ao desempenho da atividade do cuidado.

i) Manter o foco no paciente, atrelando o resultado à qualidade de vida do paciente.

j) Garantir a eficiência no tempo de atendimento.

k) Ser receptivo a todas as manifestações de clientes, considerando suas opiniões e encaminhando-as para análise da Diretoria.

l) Nas situações em que a relação entre a equipe de cuidado e o Cliente estiver desgastada, insustentável ou caso seja solicitado pelo Cliente, a CLIMESC compromete-se, sempre que possível, a oferecer uma equipe alternativa para garantir a continuidade da assistência.

m) Reclamações com maior gravidade devem ser comunicadas à Diretoria para apuração da situação. Sempre que for possível a identificação do cliente, deverá ser enviada a ele uma resposta informando as providências adotadas. n) A CLIMESC e seus Integrantes comprometem-se a adotar os mais rigorosos procedimentos para a proteção das informações dos pacientes. Essa medida é necessária para que os pacientes sintam-se confortáveis em dividi-las com a CLIMESC e seus Integrantes, possibilitando que a equipe de cuidado tome sempre as melhores decisões. Todas as informações de paciente são confidenciais, sejam elas referentes a dados pessoais ou ao estado de saúde.

o) A CLIMESC e seus Integrantes não permitirão a divulgação, em qualquer mídia, de quaisquer informações dos pacientes, salvo em casos autorizados pelo paciente ou por ordem judicial.  

p) O acesso ao prontuário e resultados de exames do paciente só pode ser feito pelos Integrantes autorizados, que estão obrigados à manutenção do sigilo das informações de seu conteúdo. É vedado a esses Integrantes permitir o manuseio e acesso aos prontuários por pessoas não obrigadas pelo sigilo profissional.

q) Em razão do sigilo das informações contidas no prontuário, o acesso por Integrante que não for responsável pelo paciente será limitado às situações emergenciais, sendo necessário sempre justificar adequadamente a razão do acesso. 
 
RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS 
Nossos relacionamentos e comportamentos com colegas de trabalhos e terceiros, devem ser pautados no respeito, gentileza e cordialidade. 
A CLIMESC preza pela manutenção de um ambiente de trabalho saudável, seguro e produtivo, isento de discriminação, abuso, preconceito ou perseguição de qualquer natureza, tais como: sexo, idade, cor, religião, estado civil, orientação sexual, nacionalidade, condição física, etc. 
Devemos evitar qualquer desvio de conduta que comprometam a harmonia em nosso ambiente de trabalho. O assédio moral ou sexual é um tipo de desvio de conduta que deteriora as relações e o ambiente de trabalho, não sendo admitida a sua prática na CLIMESC. 
 
IGUALDADE NAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO 
A CLIMESC está empenhada em uma política de recrutamento, contratação, treinamento, e promoção, que trate os candidatos e colaboradores de maneira justa e livre de qualquer discriminação, preconceito ou outros fatores, que não estejam relacionados aos interesses legítimos da CLIMESC. 
 
REJEIÇÃO DO TRABALHO FORÇADO E/OU INFANTIL  
A CLIMESC não utiliza qualquer forma de trabalho forçado, involuntário ou infantil. Dessa forma, também não contrata serviços e/ou adquire produtos ou mercadorias de parceiros e fornecedores que operem em desrespeito a esses preceitos. 
 
NOSSAS AÇÕES E ATITUDES

Colaboradores  
Os colaboradores são a base estrutural da CLIMESC. As ações, condutas e atitudes dos colaboradores, independente de seus cargos e funções, devem ser pautadas em elevados padrões éticos, alinhados a missão, visão e valores institucionais. É um dever de todos praticar e disseminar os princípios e diretrizes presentes neste Código.   
 
Jornada de Trabalho  
Os colaboradores devem cumprir rigorosamente seu horário de trabalho. O registro de ponto retrata a sua jornada, apontando a sua assiduidade. 
 
Apresentação Pessoal  
Todos os colaboradores, parceiros e fornecedores da CLIMESC devem zelar pela imagem pessoal, trajando-se com roupas e acessórios adequados ao ambiente profissional, de forma apropriada com a função desempenhada. 
O uso do crachá é pessoal, intransferível e obrigatório para todos colaboradores, durante seu horário de trabalho ou enquanto estiverem nas dependências da Instituição.  
Os colaboradores que utilizam uniforme, jalecos ou aventais, de acordo com a função que desempenham, devem seguir os critérios de sua utilização. 
*As dúvidas sobre as normas de vestimenta e apresentação pessoal devem ser esclarecidas junto à Diretoria. 

  
USO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO 
Todos os colaboradores são responsáveis por garantir a correta utilização e conservação dos bens e instalações da CLIMESC. São considerados bens da Instituição: máquinas, equipamentos, utensílios, bens de consumo, edificações, veículos, tecnologia, softwares, propriedade intelectual, etc. Sendo assim, devemos:  

  • Zelar pelas instalações, recursos, equipamentos, máquinas e demais materiais de trabalho à disposição;  
  • Utilizar os materiais e equipamentos de forma adequada, exclusivamente às suas finalidades, respeitando todas as políticas e normativas referentes a utilização de ativos e recursos da Instituição;  
  • Adotar o uso consciente, evitando desperdício e abusos. 

Caso o colaborador ou parceiro não tenha a devida preparação para lidar com algum patrimônio ou ainda em caso de dúvida, este deverá solicitar treinamento ou orientação para utilizá-lo, bem como mantê-lo em lugar apropriado e em condições adequadas de uso. 
*O patrimônio da CLIMESC não pode ser utilizado para a obtenção de vantagens pessoais, e nem fornecido a terceiros, para qualquer fim, salvo os dispositivos previstos em contrato, em conformidade com as normas internas da Instituição. 
 
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO 
A CLIMESC prioriza um ambiente saudável e seguro, por meio da adoção e a manutenção de boas práticas de segurança, para garantir a integridade e a saúde de nossos clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. Devemos: 

  • Agir de acordo com os regulamentos e procedimentos da Segurança do Trabalho;  
  • Utilizar sempre os respectivos EPI´s (equipamentos de proteção individual) fornecidos para o desempenho das atividades, sendo responsável pelo seu correto uso, guarda e conservação, devendo substituí-los quando danificados ou extraviados;
  • Garantir e preservar a limpeza, organização e segurança em todas as nossas instalações;  
  • Realizar exames médicos periódicos, que atestem a aptidão à realização das atividades;  
  • Participar de campanhas voltadas à saúde e à segurança no trabalho;
  • Comunicar ao gestor imediato quando estiver em tratamento médico e submetido a medicamentos que possam interferir em seus reflexos e raciocínio, e consequentemente, na segurança durante a realização do trabalho;  
  • Entregar os atestados médicos à Diretoria, no prazo estabelecido pelas normas internas.

 

É proibido:

  • Obstruir rotas de fuga e equipamentos de preservação e combate a incêndio;  
  • Fumar nas dependências da Instituição;  
  • Consumir ou estar sob efeito de bebida alcoólica ou substâncias ilícitas durante a realização de suas atividades profissionais. 

*Caso tenha alguma dúvida sobre Segurança do Trabalho, entre em contato com a Diretoria. 
 
NOSSOS RELACIONAMENTOS COM TERCEIROS

Parceiros  
A CLIMESC mantém sólido relacionamento com os seus parceiros baseado em respeito e confiança, o que fortalece nossa credibilidade e o relacionamento com os nossos clientes. 
Todos os parceiros devem entender e assumir as responsabilidades de sua atividade profissional, atuando sempre de forma prudente, humanizada, assistida e zelosa. 
É dever dos parceiros preservar os princípios do sigilo e confidencialidade dos dados e informações dos clientes, bem como seguir todas as diretrizes deste Código, dos respectivos Códigos de Ética das áreas de atuação e demais políticas, normas e procedimentos da CLIMESC. Fornecedores  
A relação com nossos fornecedores deve ser pautada em práticas comerciais justas, baseada na qualidade, preço, e prazos acordados dos serviços prestados e/ou materiais entregues, bem como o cumprimento das leis e regulamentos em vigor, garantindo uma relação isenta de favorecimentos e privilégios. 
São garantidas as mesmas oportunidades a todos os fornecedores que desejarem participar de nossos processos de compras e contratações, desde que atendam aos requisitos técnicos estabelecidos, não sendo permitido favorecimento sob quaisquer circunstâncias. Todos os processos devem garantir a escolha do melhor custo-benefício à Instituição 
 
Concorrência  
A CLIMESC preza pela liberdade de mercado e mantem uma relação profissional, cordial e de respeito com seus concorrentes, cooperando com ética e transparência. Todavia, os colaboradores devem requisitar autorização à Diretoria antes de disponibilizar qualquer informação aos concorrentes. 
A competição com os nossos concorrentes é exercida de forma leal, com base na nossa capacidade de gestão, no uso da tecnologia e de negociação, assegurando uma concorrência saudável, fundamentada por atitudes éticas e cumprimento legal. 
A CLIMESC não permite que qualquer colaborador se utilize de meios ilícitos ou inverídicos para prejudicar a imagem de nossos concorrentes. 
  
COMBATE À CORRUPÇÃO 
A CLIMESC está comprometida em atender rigorosamente o combate à corrupção. É proibido aos colaboradores, parceiros e fornecedores agirem em nome da CLIMESC para participar de qualquer forma de suborno, fraude, corrupção ou sonegação fiscal. Além disso, não serão permitidos pagamentos de “facilitação” ou “propina”, aceitar favores, direta, indiretamente ou qualquer ato de corrupção ativa ou passiva. 
Qualquer indício de ato de corrupção de que se tenha conhecimento deverá ser imediatamente comunicado à Diretoria. 
 
RESPEITO COM O MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA 
A CLIMESC é uma Instituição comprometida com a qualidade e sustentabilidade do meio ambiente. É princípio fundamental da CLIMESC respeitar a legislação ambiental, sendo dever de cada um cumprir os requisitos aplicáveis às atividades realizadas, procurando minimizar continuamente o impacto ambiental de seus serviços e operações. 
A gestão ambiental da CLIMESC deve objetivar o desenvolvimento sustentável por meio do descarte adequado de resíduos e o consumo racional. 
A CLIMESC não permitirá o acesso às suas dependências de pessoas portando armas de fogo, armas brancas ou qualquer outro dispositivo inflamável ou explosivo que possa colocar em risco a vida, exceto se trazido por pessoas autorizadas para o desempenho da sua função. 
A CLIMESC e seus Integrantes comprometem-se a cumprir com os mais altos padrões higiênicos. 
 
DECLARAÇÕES PÚBLICAS E RELAÇÃO COM A IMPRENSA 
A CLIMESC preza por um bom relacionamento com todas as formas de imprensa, e valoriza uma comunicação objetiva e transparente. 
Somente as pessoas autorizadas pela Diretoria podem falar em nome da CLIMESC. 
 
CONFLITO DE INTERESSES 
Conflito de interesses é caracterizado pela obtenção de vantagem indevida, individual ou em grupo, direta ou indiretamente, comprometendo os interesses da CLIMESC. 
Todas as atividades de gestão e tomadas de decisões devem buscar o melhor benefício da CLIMESC. O Colaborador deve evitar qualquer situação que possa implicar, ainda que aparentemente, em um conflito de interesses com a CLIMESC. 
Todas as relações e/ou situações que possam caracterizar, ainda que aparentemente, um conflito de interesses, devem ser informadas à Diretoria para avaliação. A comunicação antecipada de qualquer potencial conflito é a chave para se manter em total conformidade com o Código.

Brindes, Presentes e Gratificações

 

  1. Parceiros e Fornecedores 

É vedado aos colaboradores da CLIMESC o recebimento de quantias, brindes, presentes, etc., de parceiros ou fornecedores, exceto se estiverem de acordo com a política e as práticas de negócios convencionais. Entende-se por brindes, objeto sem valor comercial, com característica promocional, que apresentem a logomarca do parceiro e/ou fornecedor ou ainda presentes com valor máximo de até R$ 100,00. 
Assim, fica estipulado:

  • O colaborador não deve aceitar nem oferecer, direta ou indiretamente, dinheiro (gratificações), presentes de caráter pessoal ou qualquer outro modo de favorecimento que possam afetar decisões, facilitar negócios ou beneficiar terceiros;  
  • Caso o brinde ou presente esteja fora das condições estabelecidas neste Código, deverá ser devolvido e encaminhado à Diretoria;

Todos os colaboradores devem reportar à Diretoria qualquer situação que fuja aos padrões aqui estabelecidos.

 

  1. Clientes  

Não deverão ser aceitos presentes de clientes de nenhuma natureza, incluindo valores em dinheiro, ofertados por clientes ou seus acompanhantes, seja com o intuito de garantir favorecimento de qualquer natureza ou retribuição por atendimento ou serviços prestados.  
O colaborador ou parceiro deverá, gentil e respeitosamente, explicar ao cliente que executou seu trabalho com dedicação profissional e que todos os colaboradores e parceiros estão sob as normas e diretrizes da CLIMESC, não sendo possível o aceite.    
Havendo insistência, situação que gere constrangimento ou impossibilidade de devolução, o colaborador ou parceiro deverá comunicar a situação à Diretoria e encaminhar o “presente” para venda em bazar beneficente, quando aplicável.  Não sendo possível a venda, caberá à Diretoria tomar a melhor decisão. 
Em caso de dúvida, a Diretoria deverá ser consultada. 
 
CANAIS DE DENÚNCIAS 
Os Integrantes que suspeitarem ou descobrirem qualquer conduta indevida deverão reportar imediatamente à Diretoria, por um dos canais de denúncia (e-mail, telefone ou pessoalmente).    
Além dos Integrantes, qualquer outra pessoa poderá fazer uma denúncia à CLIMESC. As denúncias deverão ser feitas de forma ética, transparente e não deverão ter como objetivo satisfazer interesses próprios, de Terceiros ou denegrir a imagem de terceiros. 

O denunciante poderá fazer a denúncia de forma anônima ou identificada. 
A CLIMESC não permitirá qualquer tipo de retaliação, especialmente contra o denunciante.    
O denunciante que comprovadamente fizer uma denúncia falsa ou que tenha como objetivo satisfazer interesses pessoais próprios ou de Terceiros ou denegrir a imagem de Terceiros, poderá sofrer medidas legais ou disciplinares, conforme previsto na legislação brasileira em vigor. 
As denúncias deverão ser formalizadas por meio dos seguintes canais de denúncia:  (11) 4551-5325  diretoria@climesc.com.br  Av. Santo Antônio, 77, Portão, Cotia/SP CEP: 06716-710 
 
MEDIDAS DISCIPLINARES 
A violação do Código de Conduta, das políticas internas da CLIMESC ou da legislação brasileira em vigor pode acarretar em sanções que, dependendo da gravidade dos fatos, podem variar de uma advertência verbal até o encerramento do contrato de trabalho para os Integrantes ou rescisão contratual, para os Terceiros.