Qual a Importância da Higienização das Mãos?
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada ao paciente, e a higienização das mãos é a medida mais eficaz para prevenir a infecção hospitalar.
É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.
Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
O número de infecções hospitalares pode ser reduzido com a simples prática de higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%.
Devem higienizar as mãos todas os profissionais que trabalham em serviços de saúde, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado, bem como visitantes e acompanhantes.
Importante:
1. Molhe as mãos com água e sabão.
2. Aplique nas mãos quantidade suficiente de sabão ou álcool.
3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos.
5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa.
7. Esfregue o polegar esquerdo, com o auxilio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa.
8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda fazendo movimento circular e vice-versa.
9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.
10. Enxágue bem as mãos com água.
11. Seque as mãos com papel toalha descartável.