Holter 24h

_header_1170_250_1.jpg

      Um monitor Holter é um dispositivo pequeno e portátil que monitora o ritmo cardíaco durante 24h. Durante esse período, o dispositivo registra todos os seus batimentos cardíacos.

    Um teste de monitor Holter geralmente é realizado após um exame tradicional para verificar seu ritmo cardíaco (eletrocardiograma), especialmente se o eletrocardiograma não fornecer ao seu médico informações suficientes sobre a condição do seu coração.

     Se você tiver sinais ou sintomas de um problema cardíaco, como batimentos cardíacos irregulares (arritmia) ou desmaios inexplicáveis, seu médico pode solicitar um teste chamado eletrocardiograma. Um eletrocardiograma é um teste breve e não invasivo que usa eletrodos colados ao peito para verificar o ritmo cardíaco.

      No entanto, às vezes um eletrocardiograma não detecta nenhuma irregularidade no ritmo cardíaco, porque você fica conectado à máquina por pouco tempo. Se seus sinais e sintomas sugerirem que um ritmo cardíaco ocasionalmente irregular pode estar causando sua condição, o seu médico pode recomendar que você use um monitor Holter por 24 horas.

       Durante esse período, o monitor Holter pode detectar irregularidades no ritmo cardíaco que um eletrocardiograma não conseguiu detectar.

      Um técnico, ou o próprio médico, colocará 4 eletrodos que detectam seu batimento cardíaco no peito. Cada um desses eletrodos é do tamanho de uma moeda de 1 real. Para os homens, uma pequena quantidade de pelo pode ser raspada no tórax para garantir que os eletrodos grudem.

      O técnico conectará o eletrodo a um dispositivo de gravação com 4 fios e instruirá você sobre como usar corretamente o dispositivo de gravação para que ele possa gravar dados transmitidos pelos eletrodos. O dispositivo de gravação é do tamanho de um baralho de cartas.

     Você será instruído a manter um diário de todas as atividades que realizar enquanto estiver usando o monitor. É particularmente importante registrar no diário quaisquer sintomas de palpitações, batimentos cardíacos omitidos, falta de ar, dor no peito ou tontura. Você receberá um formulário para ajudá-lo a registrar suas atividades e quaisquer sintomas.

      Depois que o monitor estiver instalado e você receber instruções sobre como usá-lo, poderá sair do consultório médico e retomar suas atividades normais.

      O monitoramento do Holter é indolor e não invasivo. Você pode ocultar os eletrodos e os fios sob a roupa e usar o dispositivo de gravação preso a um cinto. Depois que o monitoramento começar, não retire o monitor Holter - você deve usá-lo o tempo todo, mesmo enquanto dorme.

    Quando o período de monitoramento terminar, você retornará com o dispositivo à clínica, juntamente com o diário que preencheu enquanto usava o monitor Holter. Para laudar o exame, o médico irá comparar os dados do gravador, as atividades e sintomas que você anotou.

Com o laudo em mãos, você agenda uma consulta com seu médico cardiologista.

      As informações do monitor Holter podem revelar que você tem um problema cardíaco ou o seu médico pode precisar de mais testes para descobrir o que pode estar causando seus sintomas.