M.A.P.A 24h (Monitorização ambulatorial da pressão arterial)

measuring-blood-pressure.jpg

 

     Um monitor de pressão arterial ambulatorial (MAPA) mede a pressão arterial do paciente em intervalos periódicos durante um período de 24 horas. Durante esse período, o paciente realiza suas atividades diárias normais.

       A pressão sanguínea é medida por um manguito que é colocado ao redor do braço, da mesma maneira que o seu médico faria.

      É um exame realizado para diagnosticar ou monitorar a hipertensão (pressão alta) e seu tratamento, inclusive para acompanhar a eficácia do tratamento.

     O monitoramento ambulatorial da pressão arterial fornece uma medida mais confiável da pressão sanguínea de um paciente do que as medidas isoladas realizadas no consultório do médico, particularmente em pacientes suscetíveis à pressão arterial elevada na presença de seu médico (Síndrome do jaleco branco).

   Recomendações recentes defendem fortemente o uso mais amplo do monitoramento da pressão arterial ambulatorial no diagnóstico e tratamento da hipertensão.

     Um manguito semelhante a um manguito de pressão arterial que você veria no consultório do seu médico é colocado no seu braço não dominante.

      Um tubo é conectado do manguito a um pequeno monitor. Este monitor é colocado em um cinto em volta da sua cintura. 

      O tubo é colocado embaixo da roupa para que ela possa ser facilmente removida e substituída.

    Seu manguito inflará a periodicamente, dependendo da hora do dia e de acordo com as instruções do seu médico assistente. Quando o manguito estiver inflando, é importante manter esse braço parado e relaxado durante a duração da medição, que geralmente leva de 30 segundos a 1 minuto. Esta regra deve ser ignorada se você estiver dirigindo.

     Após 24 horas você retornará à clínica para devolver o Monitor de Pressão Arterial para que o exame possa ser laudado por um cardiologista.

     Com o laudo em mãos, o paciente reagenda uma consulta para mostrar os resultados ao seu cardiologista.